Prédios resistentes a terremotos
Edifício de Taiwan inclinado devido terremoto ocorrido em 06/02/2018
Como ocorrem os terremotos?
Os terremotos são formados a partir de fortes deslocamentos de placas gigantescas debaixo da terra. Quando isso ocorre, a energia que estava acumulada no local é liberada sob forma de ondas elásticas. Elas se espalham em todas as direções, fazendo a terra tremer.
Edifícios Anti-Sismos
Técnicas Construtivas - Edifícios Baixos - Paredes Resistentes ("Shear Walls")
No Chile, a técnica mais comum para reforçar a estrutura dos prédios mais baixos é usar paredes super-resistentes, chamadas de “shear walls”. Os prédios baixos chilenos resistentes à terremotos são muito rígidos e armados para suportar tremores.
Técnicas Construtivas - Edifícios Altos
Amortecedores
A técnica de paredes resistentes funciona bem para construções de poucos andares, mas em prédios muito altos, a tecnologia mais indicada é o uso de amortecedores abaixo da construção e a montagem de uma estrutura flexível, já que as “shear walls” são muito pesadas.
Entre o prédio e a fundação são colocados apoios feitos de borracha ou com amortecedores.
O terremoto e o tsunami, ocorridos em 11 de março de 2015 no Japão, provocaram danos avaliados em R$ 333 bilhões. O valor corresponde à destruição da infraestrutura, casas e imóveis comerciais do nordeste do Japão, devastado por um terremoto de magnitude 9 e um tsunami que deixaram 23 mil mortos ou desaparecidos.
O código de construção anti-terremotos japonês, um dos melhores do planeta, pode ter salvo milhões de vidas. Sendo considerado o país melhor preparado para um terremoto, ao longo dos anos o Japão tem investido bilhões de dólares desenvolvendo novas tecnologias que ajudem seus cidadãos e infraestruturas contra abalos e tsunamis.
As tecnologias de engenharia civil desenvolvidas há anos pelos japoneses para minimizar os prejuízos e mortes causados pelos desastres naturais são os motivos pelos quais muitos prédios continuam de pé no Japão.
Os prédios são concebidos como um elemento dinâmico, já que estarão sempre sujeito a movimentos em qualquer direção.
Nestes edifícios são instalados amortecedores eletrônicos, que podem ser controlados à distância. Em prédios mais simples são usados amortecedores de molas que funcionam de um jeito parecido à suspensão de veículos. Os engenheiros também colocam um material especial para amortecer as junções entre as colunas, a laje e as estruturas de aço que compõe cada andar. Esse material ajuda a dissipar a energia quando a estrutura se movimenta em direções opostas, assim o prédio não esmaga os andares intermediários.
Todos os andares possuem, além de paredes de concreto, uma estrutura de aço interna, que ajuda a suportar o peso do prédio.Esses amortecedores absorvem grande parte do impacto provocado pelos tremores. Assim probabilidade do edifício sofrer rachaduras ou abalos estruturais diminui.
Técnicas Construtivas - Edifícios Altos
Pêndulos / Contrapesos
Em empreendimentos mais ousados, como o prédio taiwanês Taipei 101, que tem 508 metros de altura, os mecanismos antissísmicos são mais futuristas.
Nessa construção, a segunda mais alta do mundo, um pêndulo de 660 toneladas instalado entre o 87º e o 92º andar é controlado eletronicamente para compensar as oscilações causadas pelo vento ou por tremores.
Este contrapeso enorme é movido no sentido contrário das vibrações.
Técnicas Construtivas - Janelas
Custo Alto
O custo para tecnologia anti-sísmica não é das mais baratas, pelo contrário, custam muito caro mas não tão caro quanto reconstruir estruturas completamente abaladas pelo terremoto. O valor torna-se imensuravelmente mais barato quando se trata de salvar vidas.
Abaixo alguns vídeos interessantes a respeito de tecnologia anti-sísmica:
2 vídeos sobre a construção dos amortecedores de pilares (em espanhol)
Vídeo sobre o pêndulo anti-sismos do Edifício Taipei 101
A Fecci Engenharia investe constantemente em treinamento e atualização em todos os aspectos da Engenharia, seja de tecnologia, atualizações normativas, novos materiais ou procedimentos.
Visite nosso website (www.fecciengenharia.com) e se mantenha informado a respeito das novas tecnologias, procedimentos e curiosidades da tão amada Engenharia!